quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Salvador Dalí

Bom dia pessoal

Aqueles que moram em Sp e curtem arte já devem ido, ou pelo menos ouvido falar da exposição de Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake. E como estou escrevendo aqui sou uma dessas pessoas, que conhecia este artista somente pelo seu lado surrealista e a famosa obra dos relógios derretidos. Mas ao percorrer a exposição pude verificar como ainda não conhecia este genial Dalí, e como contribuiu com diversas formas de arte. 



Nestas duas primeiras obras já podemos verificar a diferença entre o cubismo e o surrealismo, ambas feitas por Dalí. Na primeira ainda está iniciando na arte, ele faz um autorretrato no estilo cubista, devido as influências de seu amigo Picasso. 
Por outro lado na segunda imagem é possível verificar os traços do surrealismo, indo além do racional e consciente ao retratar no fundo a paisagem vista de sua casa, contrapondo com um leito e uma cadeira vazios.
E na terceira imagem  o ápice do artista no surrealismo ao retratar toda sua dor, decorrente da guerra.




Aqui podemos ver como Dalí ultrapassa a esfera da pintura, e contribui com ilustrações de duas revistas de moda influentes até hoje: Vogue e Harper's Bazaar.

E também colaborou com a literatura, em 1946 Dalí realizou as ilustrações do livro Dom Quixote de la Mancha, como podemos ver na primeira imagem. E depois em 1969, no livro Alice no País das Maravilhas. 






Espero que você tenha conhecido um pouco das várias vertente de Dalí: pintor, desenhista, pensador, escritor, ilustrador, designer, explorando todos os campos da criação. E não pense que foi só isso, na verdade só quis dar um gostinho para você conferir a exposição pessoalmente e admirar tudo. 

Salvador Dalí fica em cartaz até 11 de janeiro de 2015, ou seja, ainda tem bastante tempo! No Instituto Tomie Ohtake que fica entre a Av. Faria Lima e Rua Coropés em Pinheiros, Sp.
A entrada é gratuita, e uma dica: vá sem pressa, pois talvez tenha fila.

Beijão e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário