terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Visual Merchandising

Olá pessoal!

Aqui vou continuar naquele tema que havia comentado há um tempo atrás, das profissões da moda! Hoje, com o visual merchandising, pra você entender no que consiste este universo e também as áreas de atuação do profissional.

Vou começar perguntando: O que você imagina ser Visual Merchandising? Conhece bem, já ouviu falar ou nem sabia o significado da palavra? haha. Se você escolheu a segunda ou terceira alternativa, não se preocupe, pois pretendo esclarecer suas dúvidas agora mesmo, com o conceito:

"O Visual Merchandising envolve toda e qualquer ação ocorrida dentro do ponto de venda, e estas comunicações devem ser de alto impacto, e principalmente, diretas". Ou seja, deve captar a atenção do consumidor no interior do local da venda, e assim estimula-lo a compra.

São funções do VM:
- Identificar as diferenças de uma loja de rua e shopping, ao projetar a loja e vitrine;
- Estudar o ambiente, para distribuir mobiliários e produtos da melhor forma possível;
- Sempre estar atento a iluminação, principalmente quando houver movimentações na loja, para que ela esteja sempre focada nos pontos corretos
- Despertar os sentidos do consumidor através da sinestesia, ou seja, uma música mais calma ou animada, e um perfume com aroma agradável, que remeta ao conceito da marca.





Sobre os produtos:
- Devem ser agrupados através da maneira escolhida pela empresa, ou definida pelo próprio profissional, para que estejam disponíveis de forma didática ao consumidor, seja por cartela de cores, tipo de peça, etc;
- Também é necessário verificar os produtos mais vendidos e aqueles "problema", a fim de destacá-los da forma correta, estimulando nos cliente a compra por impulso;
- Em lojas de departamento é importante que o produto esteja visível, disponível e acessível para os clientes, isto é, ele deve conseguir enxerga-lo, alcança-lo e encontrar o seu tamanho. Já nas demais lojas o vendedor é encarregado destas (e outras) funções;






 O Visual Merchandising também é responsável pela vitrine. Sua principal função é atrair o consumidor  para dentro da loja, então ela deve ser bem elaborada sempre de acordo com o conceito da marca também. Nela, três pontos são importantes:
- O equilíbrio, ou seja, quando a vitrine é dividida ao meio todos os elementos expostos devem estar em simetria ou assimetria;
- A unidade entre formas, cores ou temas, e isto é realizado através da repetição de um destes itens, para se formar uma harmonia;
- O ritmo que relaciona formas, linhas e cores, as quais combinadas da forma correta podem dar movimento e dinamismo à vitrine.
Outro elemento importante na vitrine é o preço dos produtos, e este deve estar correto, caso contrário a peça deve ser vendida no valor exposto na vitrine.




E a montagem dos looks, tanto na vitrine quanto nos manequins expostos no interior da loja, também deve ser bem planejada para não resultar em uma poluição visual. Mistura de estampas diferentes costuma ser algo perigoso, e colocar um look de regata e shorts ao lado de outro com casaco e calça também destoa. O ideal é sempre tentar "contar uma história" escolhendo peças com a mesma estampa, ou de cartela de cores que combinem entre si, e investir nos acessórios complementando a produção!


Lembrando que tudo isso é um resumo da teoria certo?! Na prática talvez nem tudo funcione, e algumas coisas a mais podem aparecer, ou serem propostas de outra maneira, e aí cabe a você a criatividade!

Qualquer coisa comente!

Beijooos


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