quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Instituto Tomie Othake

Olá pessoal, tudo certo?

Já começo me desculpando... Não me levem a mal, nem pensem que estou mudando o direcionamento deste blog e transformando-o em um roteiro de exposições, e lugares para ir. Mas essa cultura é fonte inesgotável de inspiração para a moda, design e outros universos, e certas pessoas têm sede de ver gente, ouvir música, apreciar arte, sentir a natureza... como eu :D E gosto não se discute, não é mesmo? Então é nesse ritmo que venho lhes apresentar mais um lugar bem bacana pra ir, e a exposição em cartaz por lá. 

Bom, quem anda por São Paulo e já passou pela Zona Oeste, provavelmente deve ter parado uns 2 minutos para observar este prédio, um tanto quanto fora do comum:



Modelo contemporâneo, este é um projeto do arquiteto Ruy Ohtake que abrange dois edifícios com escritórios, um centro de convenções, outro centro cultural, e com o nome da famosa artista plástica japonesa, Tomie Ohtake. Seu objetivo principal é promover a cultura, e alcançar pessoas que ainda não tem contato com este universo, através de exposições, oficinas e cursos, muitas vezes gratuitos.  

O espaço é bem grande a agradável, com design, cores e materiais diferenciados, além das diversas salas que abrangem os eventos citados acima. Também conta com uma lojinha de produtos bem peculiares, livraria e restaurante com preço $algado. hahaha




Continuando, um gostinho da exposição "Opa! Uma Alegre Revolução" resultada de um trabalho colaborativo de dois artistas japoneses, que compartilham a paixão pelo nosso país. E acho que todos concordam neste forte laço entre Japão/Brasil não é? Tudo começou com a imigração japonesa, e atualmente é aqui onde vive a maior comunidade japonesa fora de seu país natal. Muitos brasileiros também vivem lá, e vemos constantemente as influências nipônicas em nosso cotidiano, seja na alimentação, arte, cultura, entre outros. 

Então de um lado temos o artista plástico Go Yayanagi, e do outro a estilista Junko Koshino, juntos misturam seus trabalhos e tentam derrubar as fronteiras entre os dois países. Assim, é possível encontrar ilustrações, figurinos, e outras obras que unem moda e arte, como os tecidos de seda estampados com as imagens dos quadros. 

Você pode visitar gratuitamente até 16 de março, de terça a domingo das 11 às 20h, gratuitamente! Vale a pena conferir!





E como diriam meus queridos Looney Tunes: That's all folks!

Xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário