segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-americana

Boa noite caros leitores!

O ano mal começou e a nossa querida cidade já está cheia de coisas legais para fazer! E hoje tive a oportunidade de visitar um destes locais, uma exposição que reúne uma grande variedade de obras de arte popular da mais alta qualidade estética e perfeição técnica, elaborada por artesãos Ibero-americanos renomados. 



A arte popular se manifesta de diversas maneiras, sempre interligadas como dança, musica, comida, festa. Mas aqui o destaque é na produção artesanal, que tem recebido o reconhecimento tanto do público local, quanto de espectadores internacionais por sua qualidade, e condição de arte genuína e representativa dos países que constituem a Ibero América (Portugal, Espanha e os países latino-americanos os quais foram antigas colônias destes). 

Esta produção artesanal é realizada em uma economia principalmente doméstica, basicamente de consumo e é transmitida de geração em geração. Ela abrange objetos que servem tanto para o uso diário em casa, como no trabalho, para uma ocasião/ritual específico, ou simplesmente decorativo e deste modo constituem a identidade da comunidade em questão. 

É muito interessante conhecer trajes típicos de outras culturas, alguns que muitas vezes nem imaginamos que existem!

Peças em prata



A coleção apresentada é composta de obras cuidadosamente selecionadas, e reunidas entre os anos de 2007 a 2012 e que abrangem 22 países e 500 artesãos. Vale destacar que uma grande parte deste total é representada por mulheres, assim os artesãos e artesãs acabam trabalhando com sua família, e as vezes chegam a formar ateliês envolvendo outras pessoas da comunidade. 

O roteiro da exposição apresenta uma grande diversidade através de nove modalidades artesanais, determinadas a partir das principais matérias-primas utilizadas para elaborar as peças: barro, madeira, têxteis, fibras, vegetais, papel, metais, pedra, couro e outros. Também são apresentadas informações sobre técnica, região, acabamento e uso. E ao observar melhor vemos o contraste entre materiais simples e técnicas complexas resultando em obras maravilhosas.

E aí, curtiu? Quer ver pessoalmente? Mais informações no cartaz abaixo:



Essa é a dica de hoje pessoal! Se você gosta de exposição, aguarde que outras virão!

Beijoos

Nenhum comentário:

Postar um comentário