sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Vert

Boa tarde pessoas!

Lembram que há algumas semanas atrás eu fui naquele desfile de moda sustentável? O SP Ecoera? Então, se você não chegou a ver, confira aqui... Mas se leu, deve lembrar que eu contei rapidamente sobre as marcas que lá desfilaram, e assim surgiu um convite da Vert Shoes para uma visita no showroom e conhecer melhor a marca. Agora venho compartilhar essa experiência com vocês!

Essa história começou em 2005 quando dois amigos franceses - François e Sébastien - saíram de seus empregos rumo a uma viagem de aprendizado sobre projetos sustentáveis, e seu impacto sobre a sociedade. Então resolveram criar a Vert, uma marca de tênis sustentáveis fabricados no Brasil. O curioso é que mesmo a produção sendo sempre aqui, as vendas em território nacional começaram somente em setembro deste ano, pouquíssimo tempo!

Logo, a coleção que chegou para nós brasileiros foi a de primavera/verão, com destaque para os modelos inspirados naquele doce francês que taaanto adoramos, o macaron!



François contou a ideia de entrar neste mercado brasileiro, veio de uma percepção sobre o consumidor que está mais preocupado e engajado com o tema sustentabilidade. Além de sua vontade própria de vir morar aqui, após conhecer o país há tantos anos. Outra curiosidade é que lá fora a marca se chama VEJA! E pra cá veio como Vert, que significa "verde" em francês, ou seja, tudo a ver com o conceito!

Atualmente já contam com mais de 300 pontos de venda na Europa, Ásia e Estados Unidos. Como na famosa Galeries Lafayette na França, onde encontram-se também diversas marcas de luxo mundiais. Aqui no Brasil está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, isso sem falar do e-commerce. Para conferir os endereços certinhos, clique aqui

E quais os modelos? O primeiro foi o Volley, inspirado nos tênis de vôlei da época de 70, depois temos o Esplar, mesmo nome dado a cooperativa de algodão e por fim o Tauá, relacionando à cooperativa de seringueiros. Foram inspirados na cultura urbana, e com este design atemporal completam qualquer produção, além do conforto de um bom tênis, que muitos não abrem mão não é?! 




Aqui fiz uma montagem explicando os materiais utilizados em cada parte do tênis:





Só para completar, a fábrica é no Rio Grande do Sul. 

Lembram daquele Tripé da Sustentabilidade, que analisa 3 vertentes (ambiental, social e econômica), para um produto ser sustentável? Então, vamos dar uma analisada na Vert: a matéria prima utilizada é ecologicamente correta, a empresa busca atuar junto com as comunidades locais, valorizando seu trabalho e com pagamento justo, e por fim o aspecto econômico se reflete no preço dos tênis, equivalentes a um tênis normal = produto sustentável!

Aí você me pergunta: como um produto com este material sustentável consegue ter um preço em conta? O que a marca me contou é que pra compensar o preço da produção, o investimento em marketing é baixo. Assim, não investem em anúncios em meios físicos ou digitais, mas promovem ocasiões para divulgação da marca e participam de outros eventos.

Quando questionei se pretendem expandir o mix de produtos, me disseram que lá fora onde a marca está mais estabelecida já comercializam acessórios também, como bolsas e cintos! Então, podemos esperar novidades por aí hein!

E aqui outros modelos...




Notaram as diferenças neste último modelo? Sim, ele é de cano alto e estampado! 

Amanhã vai rolar o lançamento desta tênis, aqui em Sp! Segue o flyer para quem quiser ir!



Espero que tenham gostado pessoal, e até a próxima!

Beijão

Nenhum comentário:

Postar um comentário