sábado, 1 de dezembro de 2012

Zara

Boa tarde queridos!

Depois de um tempinho sem escrever por conta dessa correria de final de ano, neste começo de dezembro aqui estou para contar um pouco da história e desvendar o que está por trás do sucesso de uma marca internacionalmente democrática, a Zara!



Marca espanhola fundada em 1975, atualmente está presente em 85 países e pertence ao grupo Inditex que é um conglomerado de empresas e um dos maiores distribuidores de moda no mundo.Enquanto no Brasil é direcionada a um público com maior poder aquisitivo, podendo ser considerada uma marca de luxo, na Espanha vende seus produtos a preços acessíveis. 

Sua meta é manter um padrão de globalização na maneira de se vestir, independente da cultura. Por isso seu público-alvo engloba pessoas de diversas faixas etárias, raças e culturas que compartilham um interesse pelas tendências da moda. Isso é adaptado nas suas linhas de produtos: Woman, Men, TRF, Kids e Zara Home (loja independente com produtos para casa).







Quanto a produção, 75% vem da Europa de uma fábrica gigante em seu país de origem, o restante é terceirizado em diversos países, inclusive aqui devido aos custos de importação. Um dos sucessos da marca está na logística, de conseguir distribuir produtos um dia após o pedido ser feito nos países europeus, e dois dias nos demais países. Assim as últimas tendências das passarelas chegam muito mais rápido nesta rede fast-fashion comparando com suas concorrentes.

Produtos novos chegam de quartas e sextas-feiras, e possuindo um mix de alta rotatividade, induz o cliente a comprar a mercadoria logo que vê, pois o mesmo sabe que corre o risco de não encontrar a mesma peça no dia seguinte. E mais do que um produto, o cliente compra uma imagem de moda, que mostra sua identidade e personalidade.

Outro segredo do sucesso está na ausência de publicidade. (Pare um pouco para pensar: você já viu anúncio publicitário em algum veículo de comunicação?). Pois é, o foco do marketing da Zara está nas próprias lojas que possuem um Visual Merchandising totalmente planejado. Desta forma a vitrine passa a ser o principal canal de comunicação entre empresa e cliente, e nela são expostos os lançamentos que contém as principais informações de moda, para transmissão direta aos clientes.



Assim outro segredo do sucesso é a imagem da loja, que deve ser projetada da mesma forma em todos os lugares do mundo, por isso a Zara tem uma loja teste na Espanha, onde esquematiza todos os detalhes antes de implantar nas lojas físicas, que depois podem fazer suas adaptações de acordo com demanda dos clientes. Em sua estrutura predominam cores preto, branco e cinza que juntas dão um ar de qualidade, distinção, sucesso, poder, sofisticação e elegância.




Por essas e outras que esta fast-fashion já está consolidada há 13 anos no mercado brasileiro com lojas nos shoppings mais atrativos, desejada entre as mulheres e com faturamento estimado em ¢8 bilhões, ou seja, um case de sucesso.

Por hoje é só pessoas! Espero que tenham gostado =]

Beijão,

Nati.

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