domingo, 4 de novembro de 2012

Tecido plano x Tecido malha

Boa noiteee!

Neste fim de domingo trouxe pra vocês aquele tema que adoooro escrever e compartilhar: tecidos! E hoje pra quem ainda não sabe, vamos ver um pouquinho das diferenças entre plano e malha e conhecer melhor as classificações dentro de cada um destes... So here we go!

O tecido plano é formado pelo entrelaçamento de dois fios - trama e urdume - que se cruzam em um ângulo reto. Ele praticamente não estica, logo é utilizado principalmente em alfaiataria remetendo um ar de elegância e sofisticação. Os tecidos planos podem ser divididos em quatro categorias de acordo com a forma que os fios são entrelaçados:

1- Tela: este tipo de tecido é formado por um fio na trama, sobre um de urdume. Alguns exemplos: cambraia, chalise, musseline, popeline e tricoline.



2- Sarja: a estrutura sarja pode ser 2/1 quando o fio da trama passa por dois de urdume, ou 3/1 se o fio da trama passa por três de urdume, isto deixa a diagonal do tecido menor ou maior e define se ela aparecerá da esquerda para a direita ou vice-versa. Os tecidos mais conhecidos são a própria sarja, o brim e o denim.



3- Cetim: este é formado com repetições de cinco a doze fios de urdume ou trama. Deste jeito a superfície do lado direito fica lisa e lustrosa, enquanto o avesso é opaco. Existem diversos tipos de cetim, como o Liso, Charmeuse, Vison, Alpaseda e Peau D'Ange.



4- Maquinetado: Nele a trama é bem elaborada formando desenhos, figuras, relevo ou texturas ao longo do tecido. Este recurso é interessante para as indústrias interessadas em inovar seus modelos com cores, formas, detalhes... e o mais conhecido entre nós é o piquet.



Por outro lado os tecidos em malha são formados por laçadas de um ou mais fios, o que proporciona seu efeito de esticamento. Enquanto o tecido plano é formado por trama e urdume, a malha é formada por fileiras e carreiras resultadas do tear manual ou mecânico. As máquinas se dividem em duas que por sua vez produzem mais dois tipos de tecidos cada uma.

> Malharia por trama é caracterizada pela laçada de um único fio horizontalmente, estica mais neste sentido, adere ao corpo e retorna à posição inicial ao ser esticada, resultando em um tecido circular ou retilíneo.

1- Malha Circular: acredito ser a mais conhecida, por que dela são feitas camisetas, pólos, blusas, calças, moletons casacos, entre outros. É produzida em teares tubulares e após o tecido ficar pronto acontecem recortes e montagens para finalização da peça.



2- Malha Retilínea: podem ser aqueles tecidos de acabamento para punhos e golas, ou os tricôs. Nestes a
a malha pode ser tricotada no sentido do comprimento, depois as peças são cortadas e costuradas; ou tricotada no formato do molde, e em seguida costurada; e ainda existe a possibilidade da peça ser tricotada em três dimensões, com pouca ou sem costura nenhuma e alta tecnologia.



> Malharia por urdume é caracterizada pela laçada de vários fios verticalmente, esticando mais neste sentido e resultando em um tecido raschel ou kettensthull.

3- Malha Raschel: Este tipo de malharia produz rendas e tules, pela máquina trabalhar de forma mais lenta podem ser produzidas desde as mais simples até mais sofisticadas.



4- Malha Kettensthull: Utilizada principalmente em lingeries e moda praia, as laçadas são bem juntas e rápidas de modo que torna-se difícil de desfiar.



Por hoje é só queridos! Espero que tenham aprendido e compreendido! Qualquer coisa comenteeeem

Beijão e boa semana :)

Nati.

4 comentários:

  1. Explicação sucita, mas eficiente, com ótimas imagens, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela explicação! vou tentar fazer um vestido e o molde recomenda tecido "piquet". Não conhecia esse tecido e quera saber se era malha, através do google cheguei ao seu blog.
    Obrigada!!!
    Elisana

    ResponderExcluir
  3. texto muito objetivo e claro, impossível não entender!
    muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. AMO MALHARIA FIZ UM CURSO PELO SENAI NUNCA TIVE A OPORTUNIDADE DE PRATICAR! MAS NÃO DESISTO DE CONVERSAR COM DEUS, UM DIA QUEN SABE DÁ CERTO!

    ResponderExcluir