segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mudanças no calendário de Moda

Bom dia queridos!!

Como estão nesta primeira segunda de Outubro? Espero que ótimos, como eu (:

Na semana passada tive prazer de assistir uma palestra do renomado Paulo Borges, fundador da empresa Luminosidade que comanda o SPFW, o Fashion Rio, o portal FFW, a revista Mag!, o movimento HotSpot e por aí vai...
Daí hoje resolvi contar pra vocês o que ele explicou sobre a mudança do calendário de moda, do SPFW e Fashion Rio mesmo, por serem organizados pela Luminosidade.



Basicamente, os desfiles do SPFW que aconteciam em janeiro (inverno) e julho (verão), mudaram para outubro (inverno) e março (verão), ou seja, foram antecipados. Assim neste mês de outubro já vai acontecer a edição de Inverno 2013, desta vez no Parque Villa Lobos, pois a famosa Bienal que sempre abrigou o evento, estará sediando uma exposição de arte na data.



Atualmente o que acontece no mercado: Quando as marcas lançam as coleções em julho/janeiro elas chegam em até 3 meses no mercado. Mas será que é possível um comprador assistir um desfile ou comparecer ao showroom, fazer um pedido, e uma confecção começar a produzir e entregar em 3 meses? Agora pense nos milhares de compradores....Nem aqui nem na China! hahaha

Assim, as confecções supunham individualmente o que iam vender e de qual forma. Por exemplo: "Vamos vender 1000 vestidos de renda pretos, e cada um vai custar R$50,00 resultando em um faturamento de R$5000,00."
Desta forma eles iam para os lançamentos e tentavam vender de qualquer forma esta quantidade, e muitas vezes conseguiam, então as peças deveriam ser produzidas antes, para que em 2 ou 3 meses já estivessem entregues para todas as lojas do Brasil. Mas existiam falhas neste sistema, algumas empresas não conseguiam vender tudo o que haviam produzido... Outras vendem tudo, mas poderiam ter vendido mais, só que não há tempo para produzir mais peças... Ás vezes 15 dias antes da entrega o pedido é cancelado... E por aí vai.


Deste modo nasceu a pronta entrega, quando as confecções desenham os modelos, cortam, costuram e vendem de imediato na loja ou showroom,  e estes modelos são rotativos, pois o tempo de vida de uma roupa é curto, a moda é muito volátil neste aspecto. Então quando os compradores chegavam para adquirir as peças deparavam-se com isso, as peças disponíveis estavam para vender lá na hora, este modelo de negócio prioriza o resultado imediato e acontece com menos plenejamento. 

Com a mudança no calendário, os lançamentos acontecerão 6 meses antes da entrega dos pedidos, para diminuir os riscos de perda, que só encarecem o preço final. Pense só, com o risco de não entregar, não receber, não vender tudo, custos de mão de obra e impostos... Por isso que as roupas são caras neste país. Deste modo estaremos praticamente alinhados com os demais calendários de moda do mundo =]





Então só nos resta esperar pra ver o que vem por aí :)

Espero que tenham entendido! Qualquer coisa comentem!

Beijoos e boa semana

Nati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário