domingo, 2 de setembro de 2012

Licenciamento de marcas

Boa noite pessoas!

neste lindo domingão, vim contar pra vocês um pouco sobre o licenciamento de marcas. Achou chato? Mas deveria gostar, porque é uma ótima oportunidade pra faturar uma graninha se você trabalha no setor...

O que é licenciamento?... Uma extensão de marca. Quando uma empresa produz um certo produto, e utiliza a imagem de uma marca já consolidada no mercado, pra acrescentar valor ao seu produto. Assim, para comercializar o produtos a empresa paga royalties para a marca.
Não entendeu direito? Imagine a Barbie, é uma marca da Mattel, certo? Então, quando vemos ela estampada em alguma roupa ou calçado, significa que a Mattel vendeu royalties para alguma confecção estampar a Barbie em seus produtos.

Que linda a t-shirt!


Em 2012 a estimativa do setor de licenciamentos, é de gerar aproximadamente R$ 5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Os setores que mais utilizam o licenciamento são as confecções, papelarias, brinquedos, calçados, e higiene e beleza, respectivamente.

Você nem imaginava a variedade de produtos licenciados né?!


Entre os benefícios de licenciar um produto estão: aumentar as vendas e a quantidade de clientes, lançar produtos novos no mercado, fazer os próprios produtos pegarem carona no sucesso do produto licenciado e promover o nome da empresa com a ajuda da licença.

No entanto deve-se pensar direito antes de investir em um licenciamento, porque a marca está arriscada a diluir seu poder. Um exemplo é a Calvin Klein, que anos atrás assinando um monte de acordos de licenciamento, permitiu que os fabricantes usassem seu nome em produtos de baixo custo e qualidade, assim o prestígio caiu.

Por outro lado, um exemplo de sucesso no licenciamento é a Brandili, atualmente com 13 marcas licenciadas como A Turma da Mônica, Polly Pocket, Jolie, Pica-Pau, Max Steel, entre outras. Cerca de 35% do mix da Brandili é desenvolvido com personagens, o que proporciona um crescimento anual considerativo para a marca. Para eles o objetivo ao licenciar um personagem é atrair o público-alvo para a marca, associando a sua marca com a marca licenciada.


Por hoje é só queridos! Espero que tenham entendido o licenciamento de marcas, mas qualquer coisa comentem!

Um beijo e uma ótima semana a todos =]

Nati D'Angelo.

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