domingo, 19 de agosto de 2012

A moda dos anos 20

Boa noite pessoal! Como vai o fim de domingão?

A ideia deste post veio porque eu acho bacana a gente conhecer a história da moda, assim conhecemos o que era hit na época das nossas mães e avós, e acaba sendo retomado com pequenas alterações nas coleções que vemos dia-a-dia. Então hoje vim contar um pouquinho do que rolou na década de 1920.



Em um período pós-guerra, as mulheres estavam mais independentes e suas vestimentas também. O espartilho foi trocado pelas cintas e sutiã, e o comprimento da saia que antes era na panturrilha, encurtou-se ficando logo abaixo dos joelhos como as melindrosas. Esta silhueta vertical foi enfatizada pelos ombros que agora apareciam, já que os vestidos e blusas eram sem mangas, assim colocavam echarpes sobre os ombros para dar um ar elegante. A ideia de mostrar mais a pele também apareceu na meia-calça, que de preta foi para cor da pele. E todo o conjunto contribuiu para melhores movimentos na dança, que fez sucesso.




Nos acessórios, o famoso chapéu cloche para casar com os cabelos curtos e lisos. Este muitas vezes chegava até as sobrancelhas para enfatizar os olhos. Nos pés os sapatos de pulseira tinham uma correira que fechava por cima do peito do pé, bico fino e salto baixo, o que permitia um andar leve e rápido. 




A estilista que se destacou na época e até hoje é conhecida mundialmente foi Coco Chanel, que simplificou a silhueta, desenhando roupas para serem usadas sem espartilhos. Entre suas criações mais famosas estão o vestido pretinho básico, o tailleur e o perfume Chanel n°5.



Com a influência da dança charleston, nasceu o vestido que atualmente se popularizou como fantasia, a melindrosa. O look se completa com cabelos na altura do queixo, sobrancelhas desenhadas e lábios marcados.



 E os rapazes? Paletó era o traje, mais soltinho para permitir os movimentos de dança. O corte era reto, os ombros quadrados e as mangas frouxas. As calças eram bem largas, às vezes até se agitando nas pernas, e a bainha era inglesa, aquela que fazemos na correria, dobrando para fora quando a calça está comprida.

  Repare nas calças largas e a bainha inglesa (abaixo)

Os cabelos eram curtos e a parte superior mais longa, onde aplicavam a brilhantina. O lenço no bolso do paletó também era um acessório indispensável, e para dar um charme podia ser dobrado das mais diversar maneiras.


E como está década foi retomada?

Em dois filmes estreados recentemente, O Artista e Meia Noite em Paris, trazem figurinos maravilhosos, como o chapéu cloche e o vestido melindrosa. Isso sem contar o remake do sucesso O Grande Gatsby, com previsão de estreia no início de 2013.



E como tudo isso caiu no gosto dos estilistas e das famosas, terminando nas passarelas, no tapete vermelho e servindo de inspiração para nós!







Por hoje é isto pessoal! Uma ótima semana a todos :)

Bjbj,

Nati D'Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário