sábado, 19 de novembro de 2011

Moda e arte

Bom dia queridos!

neste final de ano já começou a correria pra todo mundo que estuda, inclusive pra nós, por isso desculpem se ficamos muito tempo sem postar. Mas apesar disso, esta semana tivemos uma aula incrível sobre a relação entre moda e arte e acho um tema super bacana de compartilhar aqui com vocês!

Então eis a questão: Como moda e arte se relacionam? Quando os estilistas se inspiram em obras de certos artistas pra propor um look ou uma tendência. Também pode vir de uma homenagem que o estilista queira fazer ao artista. Aí vão dois exemplos pra entender melhor:

- O famoso vestido tubinho de Yves Saint Laurent inspirado na obra de Piet Mondrian. Este é apenas um vestido de uma série que o Saint Laurent fez para homenagear o trabalho de Mondrian e hoje é considerado um dos mais conhecidos e importantes no mundo da moda. Olhem só:


Um exemplo mais recente vem do dinamarquês Olafur Eliasson, na exposição chamada "Olafur Eliasson: seu corpo da obra", que tá rolando aqui em Sampa até janeiro de 2012 (#ficaadica). Nas obras ele propõe uma percepção das cores e orientações espaciais. Olhem só:




Agora qual a relação com a moda? Só pensar em uma grande tendência deste verão 2012, Fast Colours ou Color Block:

Nas passarelas de grifes famosas como Gucci e Prada

Na Vogue Paris

Até nas famosas Jennifer Lopez e Rihanna


Isso mesmo, diversos estilistas se inspiraram na obra de Olafur ao desenvolver as coleções desta temporada, e assim nasceu uma tendência.

Agora pra quem conhece história da arte e acompanha o trabalho de artistas contemporâneos, é só reparar  nos desfiles e peças pra encontrar as referências.

É isso meus caros, um bom fds pra todos.

Beijão,

Nati D'Angelo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário