terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fora do Figurino

Bom dia!

na semana passada rolou aquela 35 Mostra Internacional de Cinema aqui em Sampa, e com ela muitos filmes bons foram exibidos e assistidos. E como já era de se esperar, fui atrás de algum filme bacana sobre moda e acabei vendo o documentário Fora do Figurino.


Agora vim aqui contar pra vocês porque acho que o tema é algo que convivemos diariamente e acabamos aceitando, por conta do famoso "jeitinho brasileiro".

Quantas vezes ao comprarmos uma roupa, experimentamos e compramos mesmo que ela não sirva direitinho em nós?
Você compra o jeans 42 pra passar pelo bum bum mais quando chega na cintura fica largo?
Em uma loja o jeans 40 fica largo e na outra nem passa das pernas?
Ou então sua calça sai da loja e vai direto para a costureira fazer a barra?
Ao comprar uma camisa ela serve nos ombros mas a manga fica curta demais?

Todas essas perguntas resumem uma realidade que todo mundo já passou e continua passando. Isso porque nunca foi feito um levantamento antropométrico, que aponte as medidas médias da população brasileira. Assim muitas empresas adotam as medidas europeias, e algumas criam suas próprias medidas.
Agora compare uma mulher europeia com uma brasileira:



Todos conhecem as belas que são ótimas como atrizes. Mas convenhamos, uma calça que veste Keira nunca vestirá Juliana. Isso simplesmente porque os corpos são diferentes, a mulher brasileira é famosa por ter um bum bum avantajado e ser mais baixinha, o contrário da européia que é mais alta e tem menos curvas.

Conheço várias pessoas que já estiveram nos Estados Unidos e compraram roupas com mais facilidade do que aqui. Isto acontece porque lá eles fazem o tal levantamento antropométrico da população a cada 5 anos, e como a variedade étnica lá é enooorme, no fim existem roupas para praticamente todos os tamanhos!

E agora vem a pergunta: Algum dia isso vai mudar? Vamos poder comprar roupas sem problemas?

O filme conta que a iniciativa por parte do governo em fazer este levantamento das medidas aconteceu, mas em reuniões com diversas pessoas do setor têxtil, com diferentes níveis de conhecimento, não chegaram a nenhuma decisão.

Então meus caros, termino dizendo para ninguém ficar triste se você se sente baixinho tendo que cortar a barra de uma calça, ou se usa calça 40 de uma marca e 38 da outra pois são as próprias indústrias que criam estes tamanhos. Simplesmente use o que serve em seu corpo, e faça você se sentir bem, independente do tamanho! E se tiver que apelar para a costureira, não tem problema, porque a maioria das pessoas fazem isso. FATO!

Espero que tenham gostado! Fiquem com o trailer do filme:


Um beijooo,

Nati D'Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário