sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O renascimento de uma grife

Saudações caros leitores!

Como você deve ter percebido, antes de comentar o assunto de hoje eu coloquei uma foto... e caso você seja um fashionista de plantão já sabe de quem estou falando, se não faz ideia, não tem problema... é a famosa grife inglesa Burberry.

O nome vem se seu fundador, Thomas Burberry, em 1856 ele criou a marca, que ficou mundialmente conhecida após vestir os soldados da Segunda Guerra Mundial com seus famosos Trench Coats. Essa peça inclusive ficou famosa entre as estrelas do cinema na época, como Audrey Hepburn.



Mais foi só a partir de 1920, com a introdução da estampa xadrez (que mostrei acima) que a Burberry entrou pro mundo das grifes de luxo. Até aí tudo certo, vestia a realeza e chegou a ganhar certificados de qualidade em 1955 e 1989. 

O problema começou quando quiseram aumentar as vendas, e para isso o famoso xadrez foi parar nos mais diversos produtos da grife. Logo estava acessível aos mais diversos públicos, o caso mais comentado foi da atriz de novelas Danniella Westbrook, aparecer com sua filha, ambas usando Burberry da cabeça aos pés. Esta foi a gota d’água para a marca perder sua essência e as vendar despencarem. 


E como esse cenário mudou? Com a chegada da americana Angela Arhendts como nova presidente da Burberry. Assim começaram algumas mudanças, a redução do uso da estampa xadrez nas peças foi fundamental para voltar ao conceito de grife. Outro ponto marcante foi o uso de materiais diferentes na confecção das peças, como couro de crocodilo. Além disso a quantidade de fabricantes diminuiu, priorizando a qualidade no investimento de mais costureiras em todos os turnos.

Estava de volta a popularidade da Burberry entre celebridades como a top Kate Moss e a atriz Gwyneth Paltrow. Outra estratégia foi contratar a fofíssima Emma Watson como garota propaganda, a atriz britânica soube trazer a pitada de rejuvenescimento que estava faltando à marca.

Só celebs na primeira fila do desfile da Semana de Moda em Londres

Algumas fotos da campanha:


Pela visão dos consumidores, a grande mudança ficou na parte tecnológica. Desde o começo deste ano, os desfiles são transmitidos ao vivo via YouTube! Cada um já foi visto em média 4 milhões de vezes!

No desfile de setembro do ano passado, para mostrar sua coleção de inverno, instalaram telões em lojas de 5 cidades – NY, Paris, Tóquio, Los Angeles e Dubai – e a transmissão foi em 3D, ao vivo!
Nessas mesmas lojas, as vendedoras foram equipadas com iPads para vender às clientes em tempo real, as peças do desfile.

Então, percebemos que não é a toa que a Burberry atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking das grifes de luxo mais poderosas do planeta. Em sua página do facebook, mais de 9 milhões de fãs ‘curtiram’ e no twitter também faz sucesso com  quase 600 000 seguidores. (Detalhe estes são os números de hoje!)

E foi assim que a Burberry saiu das cinzas e voltou ao luxo. Que tal?

Aproveitem o fds! 
e lembrem-se: @feelafio - twitter/ Feel a Fio - pág no Face

Beijooos,

Nati D'Angelo.


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