terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coolhunting


Bom dia queridíssimos,

Para começar temos uma SUPER, MEGA, ULTRA NOVIDADE: fizemos nossa página no Facebook! Então contamos com a sua ajuda, CURTA nossa página e se você já curtiu MUITO OBRIGADA!

Bom, mas vamos ao que interessa. E devo confessar que o assunto de hoje é FANTÁSTICO!!! Pelo título você deve estar olhando e dizendo: Cool o que??? o que é isso???

Coolhunting = caçador de "coisas legais" = caçador de tendência.
Sim, estamos falando de uma profissão muito interessante, são aquelas pessoas que vão observar o mundo. Vão prestar atenção nas pessoas e em seus comportamentos, nas mudança que vem acontecendo. Vão observar, fotografar, analisar, conhecer culturas, assim criando um banco de imagens e um pouco de intuição para enfim detectar aquilo que ninguém vê e determinar tendências (cores, formas e etc).  Vale  lembrar que esses profissionais não trabalham apenas para a moda, mas também em áreas como o design, a publicidade e a gastronomia.


Você provavelmente já  deve ter ouvido falar na WGSN, ou pelo menos visto alguém ligado em moda usando o boton (WE Love WGSN), essa foi a primeira empresa a  gerar um banco de dados de imagens e publicar na internet, claro que não é de graça né pessoal, trata-se de um assinatura anual que as grandes empresas fazem para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo. Foi uma grande sacada, lembrando que começaram em 1995.
Esse é apenas um exemplo de empresa que faz esse trabalho, existem muitas outras, escolhi essa por ser a mais conhecida.


Quer conhecer mais sobre Coolhunting? Aqui vão algumas recomendações:

O livro Reconhecimento de Padrões conta a história e o dia-a-dia da Coolhunter Cayce Pollard. No início o livro pode parecer um pouco chato, mais depois você se envolve com a história e fica curioso pra descobrir quem é o criador do filme que a personagem admira. Além disso ao longo do livro vão aparecendo diversas referências à moda bem profundas, que vale a pena a gente parar e analisar.


Na internet, os sites The Sartorialist e Face Hunter fazem o trabalho e um Coolhunter, fotografar pessoas que circulam pelas ruas afim de identificar padrões e futuras tendências. O site The Cool Hunter também faz algo parecido, mas engloba diversas esferas além da moda como design, artes, música, comida, tudo de um jeito bem peculiar.. enfim, recomendo que você navegue nestes sites para entender melhor o assunto!
The Sartorialist

Face Hunter

The Cool Hunter

Agora pra quem quer encarar o Coolhunting como uma profissão, recomendo o curso de extensão do Senac: Coolhunting - Reconhecimento de Padrões e Estratégias. Este curso promete dar todas as ferramentas teóricas e práticas para o aprendizado do Coolhunter. Mais informações no link abaixo:


E aí.. curtiram?

Beeeeijo,

Nati D'Angelo e Gi Barrella.

3 comentários: