sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Première Brasil

Nos dias 20 e 21 de julho, a quarta edição da Première Brasil veio apresentar ao país as novas cores, tramas e texturas do Inverno 2012. Aqui vou explicar um pouquinho mais sobre a feira e sua importância no país.


O que é a Première Brasil?

A Première é uma feira têxtil onde os fabricantes de tecidos vendem o seu peixe para as confecções, seguindo sempre as tendências da temporada em questão. 
Foi em janeiro de 2010 que a Première Vision aterrissou em São Paulo para compartilhar as novidades têxteis com toda a América Latina. Já é considerado o evento mundial mais importante quando falamos de tendências com foco em tecidos, fios, aviamentos e cartela de cores. Acontece duas vezes ao ano nos países com forte tradição têxtil, como a França, Estados Unidos, Japão, China e Rússia. 

(Só pra dar uma ideia da dimensão do evento)

Como é dividida?

Existem cinco universos onde os expositores são divididos de acordo com sua área, para uma melhor organização e facilitar a visita aos compradores. Aqui estão eles e seus principais representantes: 

- City e Glam: A área com maior número de expositores apresenta lãs, alpacas e tricolines para uma moda urbana e formal, e também tecidos finos e sofisticados como cetins, sedas, rendas, tafetás e bordados.
* Com 60 representantes dos mais diversos países, destacam-se as brasileiras Glow, Marles e Werner, as italianas Intesa e Lanificio Cerruti e a búlgara Miroglio Lana. 

 - Acessories: Apresenta uma grande variedade de aviamentos, como botões, zíperes, fivelas, entre outros. 
* Corozita e Irmãos Perfeito nos botões, Etiknorte para etiquetas, a italiana Nastrificio De Bernardi e a francesa Satab com fitas em geral.

- Sport & Beach: O visitante pode conferir os tecidos e materiais para moda praia, esportiva e lingerie. 
* Advance Têxtil, Branyl e Brasilev são as únicas representantes e brasileiras.

- Denim & Sportswear: É onde estão os jeans e sarjas, tipos de lavanderia e acessórios têxteis desse segmento como as famosas tachinhas. 
* Canatiba, Cedro, Covolan, Santanese e a All Washed como única lavanderia participante.

- Yarns & Fibers: Por aqui os visitantes circulam procurando as novidades entre fios e fibras. 
* Antex e Bros Eastern investem na sustentabilidade, Lenzing trabalha só com fibras naturais e a Renauxview Fios aposta no beneficiamento.

- Design Studios: Um espaço dedicado ao desenho têxtil para estamparia.
* As italianas Avantgard, Anteprima, New Age e Studio 33 competem com as inglesas Circleline, Design Union e a francesa IDC Studio.

(Um pouco do universo Denim & Sportswear)

(Tecidos do universo City&Glam)

Outro espaço interessante é o Press Village, lá estavam presentes as melhores revistas brasileiras do mercado têxtil, como Costura PerfeitaRevista Têxtil, Textília  e a O Confeccionista . Portais de notícias, pesquisas e serviços como  TextilizateUse Fashion e Guia do Jeanswear,  também marcaram presença, assim como a Carreira Fashion , maior empresa de recursos humanos de moda da América Latina. 

*Feel a Fio recomenda uma visitinha nos portais que falei acima!

Ainda neste mesmo ponto, estava o programa Café Fashion, exclusivo para profissionais, empresários e estudantes do ramo. Apresentando as tendências da moda com 18 meses de antecedência, estavam presentes dois Bureaux de estilo, que são livros com inspirações para desenvolvimento das coleções: a Arena Bureaux e a francesa Groupe Carlin International. 
Uma cartela de cores, com mostruário de tons e sugestões de combinações também podia ser adquirida pelos interessados, além da Conferência de Moda Exclusiva comandada pela diretora de moda da Première Vision, Pascaline Wilhelm, para estar por dentro da temporada. É uma pena que não pude comprar a cartela nem assistir a palestra por conta dos preços salgados. Hehe.




Agora só nos resta esperar as próximas edições da Premiére, e o ano que vem para conferir as novidades desse inverno autêntico e sofisticado. Mas enquanto isso, o verão está cada vez mais próximo (ebaa!) e quero ver você saindo por aí e contando a todos como as novidades têxteis chegam no nosso país! 

Aaah claro, muito obrigado a todos pelos acessos,comentários e sugestões.
 Sigam nosso twitter: @feelafio
Um ótimo final de semana, aproveitem! 

Beijoo,
Nati.



Nenhum comentário:

Postar um comentário