sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A escravidão está na moda?

Boa tarde pessoal,

hoje vim discutir com vocês um tema polêmico que virou BAPHO nas últimas semanas: A escravidão nas indústrias de moda!

Primeiramente.. quem percebeu o duplo sentido do título? Na verdade a escravidão está presente em trabalhos relacionados a moda sim, infelizmente.. mais não é algo que está na moda, como as flores pro nosso verão!

Acho que todos aprenderam na escola que há muuuuuuuitos anos atrás a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que libertou os escravos e "acabou com a escravidão". Eu coloquei entre aspas, porque na verdade ainda vivemos mundialmente essa triste realidade. Só que agora, na escravidão moderna, as pessoas são forçadas a fazer alguma atividade sob ameaça com violência na maioria das vezes.



Aprofundando um pouco mais no nosso universo da moda, encontramos trabalho escravo no sul da Ásia e na África, em países pobres, onde confecções são contratadas por empresas famosas de tênis e roupas para fazer suas peças rapidamente e por baixo custo. Nelas, o trabalhador recebe uma quantia X por cada roupa que produz e como esse valor é muito baixo, eles trabalham cerca de 12h (ou mais) por dia, para sobreviver.



Aqui em Sampa a situação é bem parecida, com bolivianos e peruanos em bairros como Brás e Bom Retiro, principais pólos industriais da cidade. E por conta da terceirização das confecções, a marca não assume sua responsabilidade sobre o que acontece lá, principalmente quando a mídia coloca no ar algum caso específico. As mais diversas marcas (± 20) foram denunciadas após o escândalo da Zara, porém os nomes são mantidos em sigilo durante o processo.


E quais são as possíveis soluções para acabar com esse crime?
- O governo deve buscar sempre aprimorar a legislação e também fiscalizar regularmente os locais de trabalho. Novas oportunidades de emprego para essas pessoas também são bem-vindas.

- E aí o Feel a Fio propõe a reflexão pra vocês: O que nós cidadãos podemos fazer contra a escravidão??

Comentem sobre isso, caros leitores!

Beijãao e aproveitem o fds,

Nati D'Angelo.

2 comentários:

  1. A primeira Lei Áurea só marcou a data de um novo modelo de escravidão.
    E não, não acredito que mudar lei ou qualquer outro instrumento, seja ele de análise ou execução, irá mudar essa realidade com eficácia.
    Mudar a CULTURA, O PENSAMENTO! É daí que começam as coisas. E ATITUDES, para que se tornem realidade! Pois uma idéia, é simplesmente uma idéia... um substantivo só é só um substantivo e não tem valor prático.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,

    você me deu uma boa resposta.

    Concordo que apesar da realidade e preconceitos do nosso país cada um de nós, cidadãos, pode se esforçar para mudar suas atitudes e pensamentos, basta querer!

    Porém falando dos responsáveis devemos lembrar que muitas vezes isso não acontece pelo dinheiro envolvido e pela facilidade que encontram nesse tipo de trabalho. Por isso que acredito que a fiscalização e novas oportunidades sejam a única saída.

    Obrigada,

    Nati.

    ResponderExcluir