terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cine Fashion

Olá caros leitores!

Aqui estamos nós para falar de filmes clássicos do cinema onde iremos fazer uma interpretação de moda, é claro! A lista é grande, daí resolvemos focar um pouquinho, nos filmes de época, que também nos ajudam a entender a história da moda em alguns períodos. Mas garantimos que esse não será o último post desse tema!

O primeiro filme é o Maria Antonieta, com a superstar Kirsten Dunst e direção de Sofia Coppola.  Seu enredo conta a história dessa arquiduquesa da Áustria que foi prometida para o Delfim da França, Luis XVI, por questões políticas e como foi o casamento seguido da vida na corte francesa.


O figurino usado no filme é do século XVIII,  período em que viveu a verdadeira Maria Antonieta. Um fato curioso é a mudança na concepção da moda, porque antes disso o destaque era apenas no vestuário masculino, depois foi para o feminino.



Assim que surgiu a primeira costureira, Rose Bertin, responsável pelos trajes de Antonieta. Este era exuberante, rebuscado e rico em detalhes. A grande novidade para as moças foram as panniers, estruturas de metal para armar as saias dos volumosos vestidos e conforme o tempo foi passando, elas foram aumentando lateralmente a tal ponto que duas mulheres não cabiam no mesmo sofá!
Ainda usavam os corpetes só que mais folgadinhos e os penteados eram super altos e com elementos decorativos. Os chapéus também apareciam, com plumas de animais nobres.

Já para os rapazes aconteceu o contrário, suas peças de roupas foram diminuindo, usando apenas o casaco (justaucorps), colete, calções e lenços no pescoço. Apesar disso, os tecidos utilizados eram finos.

Sem esquecer que toda a vestimenta da corte de Versalhes, era copiada pela burguesia, o que exigia uma constante mudança.... Agora fique com um trechinho do filme!



Nossa outra dica é simplesmente o clássico: Romeu e Julieta !!! 
Sim, esse vale a pena! A linda, romântica e triste história do jovem casal de famílias inimigas que se apaixonam perdidamente e vivem um lindo amor as escondidas. Um amor  realmente verdadeiro com um final trágico.
Apesar de ter várias versões nossa indicação vai para a versão de 1965, onde o Romeu é Leonard Whiting e a Julieta é Olívia Hussey, na direção de Franco Zeffirelli. 





A história se passa por volta de 1590 na Itália e o figurino está de acordo com a época. Os homens usam calças justas, coloridas de acordo com a família a qual pertencem , ombros volumosos e correntes grossas. Na cintura há um cinto para amarrar a espada. Romeu e os homens de alta classe social costumavam usar roupas mais escuras, principalmente os adultos. Sempre usavam chapéus. Nos pés uma espécie de sapatilha.


As mulheres sempre usavam vestidos, com ombros mais volumosos e mangas sempre compridas, geralmente com bicos. A cintura não é evidenciada, justo nos seios e no resto do corpo os vestidos descem retos e pouco volumosos. Os cabelos estão sempre com penteados, coques grandes ou chapéus e também véus que acabam deixando o início do cabelo a mostra, em alguns casos.

Quanto os homens como as mulheres, em suas roupas, têm os ombros e cotovelos descosturados, mas é visível que em baixo da roupa sempre há uma roupa branca. Na época em que o filme se passa não haviam descoberto como resolver as costuras nas articulações, também não existia roupa íntima. As mulheres usam uma espécie de espartilho, é possível ver na Julieta.

A mãe de Julieta, pertencente a alta sociedade, usa roupas com cores fortes e escuras, vermelho e vinho muitas vezes, com gola alta e pedrarias para arrematar, ombros volumosos, mangas compridas e com bicos. Pode-se perceber que são tecidos de alta qualidade, mais encorpados.

Julieta usa cores mais claras em alguns momentos, mas em outros não (vermelho, vinho, bege, marrom, lilás e rosa). Seu longo cabelo geralmente está solto e é liso. Alguns momentos ela está de trança e quando sai usa um véu. Basicamente em todas as cenas ela usa um colar de ouro com um crucifixo.



As serviçais mulheres usam roupas visivelmente mais simples e de tecidos mais leves, cabelos cobertos.


Nessa época a Igreja já não era mais tão dominante. O Frei que ajuda o jovem casal usa uma batina marrom, que lembra os Franciscanos.  

Veja um clipe com as melhores cenas.



E aí curtiu as dicas? Então corre pra locadora, compre a pipoca e aproveite que a sessão já vai começar!

Beijãao,

Nati D'Angelo e Gi Barrella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário